Blog Curiosidades Indústria

Adaptações melhores que seus originais

©Lerche/Rin Suzukawa

Não é difícil pensar em algumas adaptações que acabaram estragando a experiência do material original ao entregar um resultado bem abaixo do esperado.

No entanto, às vezes surge um raio de luz em meio a escuridão, provando que dá sim para manter a essência de uma história, e ainda adicionar coisas positivas.

Vale ressaltar aqui: melhoria não quer dizer que os originais são ruins, mas sim que os animes conseguem trazer um proveito maior para a história.

1. K-ON!
©Kyoto Animation/Kakifly

Um dos grandes marcos do gênero moe, K-ON é originalmente um 4-koma mangá, e com isso traz algumas limitações na forma em que conta a sua história.

A adaptação em anime consegue explorar muito bem essa carência que o mangá apresenta, trazendo um desenvolvimento na história e nos personagens bem mais dinâmico e continuo do que no material original.

Isso acaba, por sua vez, fazendo com que seja bem mais agradável e gratificante acompanhar o dia a dia das cinco garotas no clube de música clássica.

2. Kobayashi-san Chi no Maid Dragon
©Kyoto Animation/Shinja Cool-kyou

Outra obra agraciada pela qualidade técnica do estúdio Kyoto Animation, Kobayashi-san teve melhorias consideráveis em relação ao seu original.

Além de trazer todo um impacto visual extra para as lutas, acrescentando detalhes e efeitos que não tinham no mangá, a história sofreu algumas alterações simples, preservando a essência da obra.

Ainda assim, adicionaram conteúdo para que o drama e o desenvolvimento das personagens se tornasse bem mais interessante.

3. Shigatsu wa Kimi no Uso
©A-1 Pictures/Naoshi Arakawa

A adaptação do mangá de Shigatsu foi bem literal, mas o que a coloca nessa posição de destaque é o fato de o anime trazer diversos benefícios na parte de apresentação musical.

É bem complicado visualizar e, principalmente, ouvir as músicas executadas pelos personagens; e como essas apresentações estão diretamente ligadas ao emocional de cada um deles, acaba sendo uma experiência bem mais interessante acompanhar tudo isso animado.

4. Asobi Asobase
©Lerche/Rin Suzukawa

Asobi Asobase consegue ter um desempenho bem mais satisfatório no anime graças ao ótimo trabalho de dublagem feito pelo trio principal.

Sendo uma comédia, o dito timing cômico pode fazer uma boa diferença, e quando há seiyuus dando o seu máximo para entregar toda a expressividade que as personagens pedem, o resultado acaba sendo bem mais interessante que o original.

5. Shingeki no Kyojin
©Wit Studio/Hajime Isayama

Para não faltar um representante no gênero de ação, Shingeki no Kyojin ainda continua sendo um dos grandes exemplos de como um bom trabalho por parte da staff do anime pode trazer resultados incríveis.

A primeira temporada, certamente, entregou cenas muito bem feitas, abusando de toda a acrobacia que os equipamentos dos personagens poderiam oferecer.

Não obstante, o já impactante desenvolvimento da história foi bem aproveitando pela direção, que conseguiu tirar o melhor de cada gancho e suspense criado no enredo.

Conheça mais curiosidades sobre a indústria dos animes.
Veja mais listas como esta.
K-ON está disponível no catálogo do serviço de streaming HIDIVE.
As outras obras estão disponíveis no catálogo do serviço de streaming Crunchyroll.

Posts relacionados