Análises Semanais Animes Blog

Sword Art Online: Alicization | Episódio 23: longe de ser plausível

©A-1 Pictures/Reki Kawahara | “Um frame bem decente para a luta!”
Sword Art Online: Alicization | Episódio 23 – Administrator 

*Nota: Sword Art Online: Alicization está sendo acompanhado semanalmente, ou seja, a cada episódio; uma análise.


O título do post já deixa algo claro. Minha refutação. Quem leu a análise dos episódios passados, certamente, viu o quanto eu estava frustrado. Pois bem, continuo muito frustrado, para não dizer outra coisa que seria deslegante. Que o Kirito é “bunda mole”, nós já sabíamos, porém, ele era bem menos no passado. O que estou querendo dizer é que não dá para digerir cenas como a da Cardinal sendo espancada na frente dos três protagonistas desse arco.

Antes de criticarmos o diretor, vamos criticar o material original, né, senhor Reki Kawahara? Cara, custava fazer o “arroz com feijão”? Não precisava inventar moda, não havia necessidade nenhuma de termos a morte do Eugeo e da Cardinal, não dessa forma.

Primeiramente, o trio viu a Cardinal ser destruída na frente deles. DESTRUÍDA! E sem falar que a morte dela foi em vão. Detalhe, de onde o Eugeo tirou a ideia de que o propósito dele era virar uma espada para destruir a Administrator? Para que isso, Reki Kawahara? FAZ O SIMPLES!

Definição de simples…

Tínhamos quatro personagens. Poderiam ter unido os quatro para lutar contra aquele golem e contra a Adm. E, aí sim, se a Cardinal e o Eugeo viessem a óbito durante a batalha, seria muito mais impactante do que foi; além de plausível. A história seria muito mais interessante se o Kirito, quem sabe, não estivesse ajudando a Cardinal a fazer um golpe de estado.

Sem falar na futilidade que fizeram com o Eugeo. Tão importante no material original, porém, passado para trás no anime; como se fosse um personagem qualquer do roteiro. A morte dele foi um desserviço com o personagem, um dos grandes.

Poderia ficar resmungando aqui até dizer chega, todavia, são as escolhas do autor, correto? O diretor poderia ter dado um rumo alternativo? Poderia. Porém, ele preferiu seguir a risca (até demais) e ficamos com esse frustração entalada na garganta.

Em linhas gerais 

Eu sou muito fã de Sword Art Online, mas isso não dá para relevar. Me desculpem. O enredo está péssimo, e as escolhas que partem desde o autor do original; até o diretor, seguem a mesma linha. Que a produção no que diz respeito a animação é de qualidade, não neguemos. É muito boa sim. Porém, o roteiro não condiz.

Felizmente, essa parte sofrível está terminando. Para a segunda parte do anime, eu espero um diretor com autonomia de escolha. Sobretudo, que tome decisões diferentes e que não tenha medo disso. Essa segunda parte de Alicization foca na Alice, e melhora. Eu espero que a adaptação não estrague isso.

Nota: E – Bolo solado


©A-1 Pictures/Miyuki Nakayama | “O rosto do Hideri representa bem o episódio.”

Sword Art Online: Alicization está em simulcast pelo serviço de streaming Crunchyroll.

Posts relacionados