Animes Blog Curiosidades

Dr. Stone: a forma que o anime trabalha a ciência

©TMS Entertainment/Riichiro Inagaki/Boichi

Dr. Stone se tornou um dos meus animes favoritos, e um dos fatores que contribuiu para isso foi o divertimento que a obra me proporcionou com seus personagens diversificados e com a ciência que se introduziu no enredo graças ao protagonista.

Inteligencia fora do normal
©TMS Entertainment/Riichiro Inagaki/Boichi

Um dos pontos mais interessantes da obra são as invenções do Senkuu, que usa sempre a visão científica para explicar algo ou construir alguma coisa, obviamente de uma forma mais amena — priorizando o divertimento do telespectador, colocando muitas cenas engraçadas que em sua maioria ajudam nesse aspecto do enredo, pois se fosse apenas algo sério e teórico, creio que as pessoas iriam desapegar do anime com mais facilidade por estar quase virando uma vídeo aula.

Você aprende se “divertindo”
©TMS Entertainment/Riichiro Inagaki/Boichi

Assistindo aos episódios você acaba aprendendo física, química, e um pouco de história também, mas não se engane, a obra está muito distante de ser algo educativo e apenas os pontos teóricos podemos dizer que são verdade, afinal, na prática sabemos que é impossível fazer determinadas coisas que foram construídas no anime.

A obra possui o intuito de ser engraçada usando a ciência, e nesse aspecto eles acertaram em cheio, pois conseguiram transformar um assunto “chato” em algo divertido e engraçado; e mesmo que o telespectador não saiba direito o que está sendo feito, continua assistindo pelo excelente timing cômico apresentado.

Críticas desnecessárias
©TMS Entertainment/Riichiro Inagaki/Boichi

A obra deixou seu publico muito divido, com uma parcela de pessoas não se importando tanto com o afastamento da realidade — exatamente por ser uma ficção.

Todavia, existe a outra parcela que critica a obra argumentando que os experimentos são impossíveis de serem feitos nas ocasiões apresentadas, e assim tentam justificar que o anime é ruim — em minha opinião, acho um exagero afirmar que a obra não é boa apenas pelo fato de abranger a ciência de uma forma mais simplificada.

Dr. Stone está disponível no catálogo do serviço de streaming Crunchyroll.
Leia mais curiosidades sobre animes em nosso site.

Posts relacionados