Blog Curiosidades Indústria

Episódios de animes que fazem referência a filmes

©Marvel/Joss Weldon | “Eu entendi a referência”

E ae. Aqui é o Zanga… opa, pera aí, lugar errado. Fala pessoal, tudo certo? Como vocês sabem, eu sou o Éder Rodrigues e sejam bem-vindos a mais um post no Café Stile. Referências, referências e mais referências… são coisas que realmente gostamos de ver, não é mesmo? Quem nunca chegou e falou “Uou, que referência da hora” ou ainda “Eu entendi a referência”, como diria o Capitão América, não é mesmo?

Pois bem, vamos mexer com seu coração, referenciador otaku, com os episódios de animes que fazem referências a filmes. Sem mais enrolação, vamos lá.


5. Hinako Note
©Passione/ Mitsuki | United Artists/Jerome Robbins &
Robert Wise | É ou não é uma referência?

Está aqui um anime bem divertido e que possui inúmeras referências. Basicamente, a premissa de Hinako Note trata da história da Hinako, que vive no campo e é bem tímida para conversar. Ela quer melhorar seu discurso para poder falar com as pessoas fluentemente; então ela se muda para Tóquio e planeja se juntar ao clube de teatro no ensino médio.

Quando ela chega, no entanto, descobre que a pensão que ela iria ficar é uma livraria de segunda mão, e uma linda garota que ama livros mora lá.

Hinako Note é uma enxurrada de referências, ainda mais se tratando de um anime que possui como plano de fundo o teatro. Sendo assim, praticamente, todo episódio existe uma referência a um filme, que renderia uma lista.

Porém, a que peguei está logo no primeiro episódio, no qual em uma encenação, faz-se uma referência ao filme Amor, Sublime Amor de 1961, um grande clássico musical, que venceu 10 Oscars. Sem dúvida, uma homenagem mais do que justa.


4. Kill La Kill
©Miramax Films/Quentin Tarantino | Trigger/Ryo Akizuki & Kazuki Nakashima | “Nos detalhes mais precisos”

Eu fiquei pasmo quando vi esta referência em Kill La Kill, mas antes disso, a nossa breve sinopse da obra.  Basicamente, a história é sobre Ryuko Matoi, uma estudante que quer vingar a morte de seu pai, e vai em busca do assassino que a coloca em conflito violento contra Satsuki Kiryuin; a presidente do conselho estudantil da Academia Honnouji, e o império da moda de sua mãe.

Sobre a referência, ela acontece no episódio quatro; bem rapidamente. Onde passa uma espécie de carro, e alguns frames nesta cena, aparecem os personagens Vincent Vega e Jules Winnfield do filme do diretor Quentin Tarantino: Pulp Fiction de 1994, considerado uma das obras primas do diretor e muito aclamado pela crítica especializada.

Esses papéis são interpretados, respectivamente, por John Travolta e Samuel L. Jackson, usando suas roupas casuais no longa metragem. Realmente é uma referência para aplaudir de pé.


3. Hatsukoi Monster
©Studio Deen/Akira Hiyoshimaru | “Sai daqui seu demônio”

Este aqui é um anime que poucas pessoas conhecem (e é bom não conhecerem, realmente). A história de Hatsukoi Monster segue Kaho Nikaido, uma jovem de 15 anos que está tendo problemas para se adaptar à sua nova vida em Tóquio.

Não fica mais fácil quando ela é quase atingida por um caminhão; sendo salva pelo belo Kanade Takahashi! Encantada com Kanade, ela cria coragem para se confessar. Mas ele adverte que se Kaho souber quem ele é, ela não o desejará. O que poderia mantê-la longe desse garoto? Talvez o fato de ele ser um aluno do quinto ano?!

E a referência a um filme acontece no episódio de número quatro, onde a personagem Hayashi Mafuyu desce pela escada muito nervosa, com uma posição igual a personagem Regan MacNeil do filme O Exorcista de 1973, que ganhou dois Oscars. É cultuado até os dias de hoje como um dos melhores filmes de terror.


2. Boku no Hero Academia
©Bones/Kohei Horikoshi | “Você não me escapa”

Que Boku No Hero é um celeiro de referências a cultura pop, não podemos negar. Agora que o Kohei (criador da obra) fosse colocar esse detalhe, bem discretamente, me deixou de boca aberta. Primeiro de tudo, o enredo de Boku No Hero fala de um mundo onde oitenta por cento da população possui algum poder sobre-humano ou “dons”, conhecidos como individualidades. O garoto Izuku Midoriya é um dos poucos casos de pessoas comuns.

Pelo mesmo motivo, ele sofre constantemente nas mãos de seus colegas de classe. E, como não poderia deixar de ser, o sonho de Izuku é se tornar um super-herói. Isso parecia impossível até o dia que ele ajuda o poderoso All Might na captura de um vilão gosmento. Ele vendo que Izuku não tem poderes, resolve passar seu poder para ele e assim, Midoriya vai a uma escola para heróis em formação.

Dito isso, no episódio vinte e três da terceira temporada de Boku No Hero Academia, aparece uma gangue de ladrões de nome Reservoir Dogs, onde o vilão Overhall acaba por matar todos eles. O nome Reservoir Dogs é o nome original de um filme do diretor Quentin Tarantino lançado em 1992. Contudo, aqui no Brasil, o nome do filme ficou conhecido como Cães de Aluguel, considerado pela revista Empire, como o melhor filme independente da história.


1. Pokémon
©OLM/Satoshi Tajiri | “Eu ainda não descobri a referência”

Ademais, para finalizarmos, temos Pokémon. Dentre várias referências a filmes que a obra possui, destaco, porém, esta que é a mais clara possível do anime. No episódio cento e cinquenta e cinco, já na saga de Johto, o título desse episódio, como mostra acima é “Forest Grumps”, o que é uma clara referência ao filme estrelado por Tom Hamks, de nome Forrest Gump de 1994; o qual ganhou 6 Oscars. No Brasil, traduziram este episódio como “Trabalhando em Equipe”.

Neste episódio, um bando de Ursarings atacam Ash, seus amigos e também a Equipe Rocket, onde ambos precisam fugir e correr desses Pokémon selvagens. Daí que vem o nome do episódio, que faz a ligação e referência ao filme, onde em muitos momentos se fala “corre Forest, corre”. O que faz total sentido, para a proposta do episódio.

E vocês? Gostaram de saber essas curiosidades? Comentem aqui embaixo, deixem sugestões para os próximos posts e é isso galera, grande abraço e até a próxima!

Posts relacionados