Análises Semanais Animes Blog

Gotoubun no Hanayome | Episódios 4 e 5: um festival de surpresas

©Tezuka Productions/Haruba Negi
Gotoubun no Hanayome | Episódio 4 – Hoje é dia de folga <> Episódio 5 – Cinco Quintos

*Nota: Gotoubun no Hanayome está sendo acompanhado quinzenalmente, ou seja, a cada dois episódios; uma análise.


Sobre os episódios

Após nossas costumeiras duas semanas, voltamos com mais uma análise quinzenal de Gotoubun no Hanayome. À primeira vista, esses dois episódios cobridos pelo post formaram um pequeno arco, focado no festival ocorrido na cidade. Diferentemente de algumas romcoms as quais ocorre esse tipo de evento, o autor não se utilizou dele apenas para interações fofas entre os personagens; mas também para desenvolvê-los — algo certamente louvável.

O episódio quatro, inicialmente, mostra que o protagonista está realmente focado em ensiná-las, algo que começou a ser reconhecido pela Itsuki. Esta, aliás, recebeu bastante destaque na primeira metade desse episódio, indo passear com o Uesugi e a Raiha. Lembremos que ela foi a primeira quíntupla a se encontrar com o protagonista, além de ser visualmente a gêmea central; isso fica claro na opening, por exemplo. Sejamos honestos, esses fatores fazem dela a heroína com mais chance de ficar com o protagonista no final.

O festival e a Ichika

Agora vamos ao que mais importa e explorar o evento principal dos episódios. É revelado aos expectadores que assistir à queima de fogos em festivais tem um significado especial para as irmãs Nakano — especialmente para a Nino, que, como mostrado em episódios anteriores, é possivelmente a mais “conservadora” da relação.

Ao passo que os personagens chegaram ao festival, acabaram sendo repentinamente separados devido à multidão; para a infelicidade da Nino. Fuutarou, porém, se dispôs ajudá-la a reunir as garotas. Primeiramente, ao se encontrar com a Miku, uma série de acontecimentos leva-o a fazer o primeiro grande questionamento; enfim, qual a relação dele com as quíntuplas?

Afinal, até aquele momento, realmente, não davam a entender que eram amigos propriamente ditos — acho bastante oportuno quando a obra se dispõe a abordar essas nuances entre os personagens.

Imediatamente, a indagação é respondida através de outro conflito, dessa vez, com a Ichika, que podemos considerar a protagonista do arco. Com aquele jeito prático e experiente de “nee-san“, ela esclarece bem as coisas para o Uesugi. Logo em seguida, contudo, descobrimos que suas prioridades estavam voltadas a seguir seu sonho de ser uma atriz.

O resto da história buscou explorar isso mais a fundo, com o protagonista ajudando bastante ela a entender melhor a si própria. É, definitivamente, muito legal ver outro lado de personagens que externamente parecem ser bem fortes; isso porque cada ser humano dispõe de seus momentos de fraqueza.

A relação entre os personagens

Ao ficar ciente de que a relação entre eles é justamente de parceiros, ele participa de uma cena bem bonita com a Miku. Ela, de certa forma, continua sendo a heroína mais popular com os fãs. Ainda no festival, ao ser questionado do motivo pelo qual ele estuda tanto, vemos um pequeno flash de uma garota de cabelos longos; imagem que inclusive bate com alguns momentos de time lapping do passado das gêmeas. Será que ele chegou a conhecer uma delas no passado? Em algum momento veremos a influência que isso terá no futuro.

O episódio termina, então, com a bela cena de uma discreta, particular e aconchegante solta de fogos, representando a união fraternal entre as irmãs. Vale dizer que a parte mais interessante disso foi quando a Ichika e a Miku escolhem o mesmo fogo de artifício e a mais velha deixa a irmã mais nova levá-lo.

Afinal, é um simbolismo claro para a situação atual e problemáticas românticas futuras. Em suma, foi um bom arco, que, demonstrou um bom avanço nos personagens. Isso é, aliás, o que eu mais gosto no mangá de Gotoubun: a sensação de progresso.

Nota: A – Brownie de chocolate com calda de caramelo


©Tezuka Productions/Haruba Negi | “Esse episódio merece uma Miku Sorridente de Yukata!”

Gotoubun no Hanayome está em simulcast pelo serviço de streaming Crunchyroll.

Posts relacionados