Animes Blog Curiosidades

Hitoribocchi: o segredo por trás dos nomes das personagens

©C2C/Katsuwo | “Ninja!”

Hitoribocchi terminou deixando saudades, e para aproveitar esse clima de carência, por que não falar um pouco mais das personagens presentes na obra?

No Japão, é comum escolher nomes com base na personalidade dos indivíduos, valendo tanto para pessoas, quanto para personagens; e o autor parece ter gostado bastante dessa ideia. Pensando nisso, decidi juntar alguns dos significados por trás do nome de cada personagem que apareceu no anime, e as brincadeiras que eles carregam junto.

Hitori Bocchi (一里 ぼっち)
©C2C/Katsuwo

Talvez o mais óbvio de todos, a nossa querida protagonista – que divide o título com a série – tem seu nome derivado da palavra Hitoribocchi (一人ぼっち), que significa “sozinha/solitária”.

Essa é uma clara referência a sua personalidade, indicando seu jeito tímido e envergonhado, que acaba dificultando sua vida na hora de fazer amigos.

Sunao Nako (砂尾 なこ)
©C2C/Katsuwo

A Nako pode parecer inicialmente agressiva, mas na verdade ela é uma ótima pessoa, sendo a primeira a se tornar amiga da Bocchi.

Seu nome vem da palavra Sunao na ko (素直な子), que significa “criança honesta/gentil”, o que convenhamos, combina perfeitamente com a personagem e suas demonstrações de preocupação com a protagonista.

Honshou Aru (本庄 アル)
©C2C/Katsuwo

Uma das personagens mais divertidas, Aru certamente tem seu carisma por conta das maluquices que acaba fazendo para esconder seu lado “coitada”.

Seu nome deriva da expressão Honshou aru (本性ある), que significa, justamente, “esconder algo/ter uma natureza oculta” o que, novamente, encaixa perfeitamente com a situação.

Sotoka Rakita (ソトカ・ラキター)
©C2C/Katsuwo

Acho que talvez o trocadilho mais fraco dentre as quatro personagens principais, o nome da Sotoka vem da expressão Soto kara kita(外から来た), que significa, literalmente, “alguém que veio de fora/estrangeiro”.

O que é uma pena, já que não remete muito a sua personalidade, como as outras.

Kurai Kako (倉井 佳子)
©C2C/Katsuwo

A mais recente das personagens apresentadas, dispõe de um nome derivado da expressão Kurai kako (暗い過去), que significa “passado negro”.

Em vista dos ideais que a personagem mostrou — sobre não querer fazer amigos por querer ser forte — essa construção do seu nome acaba sendo bem curiosa, já que insinua que algo aconteceu para que ela passasse a pensar assim.

Yawara Kai (八原 かい)
©C2C/Katsuwo

Amiga de infância da Bocchi, e vilã dos últimos episódios, o nome da Kai vem da palavra Yawarakai(やわらかい), que significa “suave/gentil”, o que não deixa de ser uma verdade; já que ela, mesmo sendo um pouco cruel, não deixa de estar zelando pelo bem de sua amiga.

Oshie Teruyo (押江 照代)
©C2C/Katsuwo

Professora responsável pela classe de Bocchi, e sonhadora nas horas vagas. A querida sensei das garotas tem seu nome derivado de Oshieteruyo (教えてるよ), que significa “eu vou te ensinar”, fazendo referencia a profissão dela.

Kurie Ito (栗枝 衣抄)
©C2C/Katsuwo

Uma das últimas amigas que a Bocchi consegue fazer é a Itou, garota responsável pela biblioteca, por mais que não tenha dado para ver muito disso no anime. Seu nome vem da palavra “create” adaptada para a leitura japonesa Kurieito (クリエイト), que significa “criar”.

Onaka Peko (尾中 ペコ)
©C2C/Katsuwo

Sempre junta da Ito, Peko apareceu na parte final do anime, fazendo amizade rapidamente com a Bocchi.

Seu nome vem da expressão Onaka pekopeko (お腹ペコペコ), que significa “muita fome”, e acaba sendo algo bem evidente; já que ela está sempre comendo algo.

Ojousa Mayo (小篠咲 真世)
©C2C/Katsuwo

Última das grandes conquistas da Bocchi, Mayo é uma garota solitária que só queria um pouco mais de atenção dos pais, mas não tinha coragem de pedir. Seu nome deriva da expressão Ojou-sama yo (お嬢さまよ), que significa “Eu sou rica!” Wa ha ha, mas acaba que ela não tem muito do esteriótipo, sendo bem humilde e gentil.

Ainda existem outras personagens que tem essa mesma brincadeira nos nomes, mas não foram apresentadas no anime. Quem sabe com uma segunda temporada, todo o elenco ganhe seu devido destaque, assim, mais nomes criativos como esse podem surgir por aqui.

Hitoribocchi no Marumaru Seikatsu está disponível no catálogo do serviço de streaming Crunchyroll.

Posts relacionados