Análises Semanais Animes Blog

Toaru Majutsu no Index III | Episódios 12 a 14: o frenético (até demais) golpe de estado

©J.C. Staff/Kamachi Kazuma
Toaru Majutsu no Index III | Episódio 12 – Mercenário <> Episódio 13 – Curtana Original <> Episódio 14 – Os heróis

*Nota: Toaru Majustsu no Index III está sendo acompanhado quinzenalmente, ou seja, a cada dois episódios; uma análise.


Inicialmente, peço desculpas pelo tempo que Index III ficou sem receber análise semanal. Isso ocorreu devido a pequenos problemas técnicos com a minha internet, porém, de agora em diante, a frequência será normalizada. Ademais, a estrutura da análise sofreu mudanças e se tornará mais dinâmica. Os tópicos a seguir não serão necessariamente fixos para cada semana, mudando de acordo com a necessidade.

Detalhes técnicos

A produção audiovisual continua não ajudando em nada. As lutas são penosas de se ver, com direção de ação quase nula. O Battle Royale foi muito rushado, mas pelo menos o episódio seis havia entregado uma boa animação. Aqui nem isso. Não que muita coisa possa ser feita, pois o estúdio J.C. Staff está lotado de projetos e a schedule deve estar terrível.

O episódio quatorze ilustrou bem isso, visto que contou com nada menos que dois “storyboarders”, dois diretores de episódio e onze diretores de animação. Isso só acontece em animes com problemas na produção, tornando-a difícil de administrar; além de deixar o resultado final muito inconsistente.

O episódio

Esses três episódios consistiram, basicamente, no desenvolvimento e desfecho do conflito relacionado à família real britânica. O golpe de estado arquitetado pela segunda filha, Carissa, culminou em diversos confrontos; entre eles, o duelo entre Knight Leader e Acqua. Conforme o desenrolar da luta, que, tomou boa parte dos episódios, aprendemos mais sobre os antigos laços entre os dois. Enquanto isso, o protagonista teve de lidar com várias adversidades.

Ao final de tudo, a rainha, de alguma forma, invocou — literalmente — o poder de todos os cidadãos britânicos (?)*. Eles, então, ajudaram a conter o poder da espada verdadeira. E, eventualmente, no maior estilo Index, tudo terminou com o famoso soco na cara que Touma costuma dar no vilão.

*Nota do editor: talvez seja a Genki Dama de Index (risos). 

Porém…

Da maneira que eu falei, parece até que foi um arco relativamente polido, certo? Infelizmente não. Eles enfiaram dois volumes da Light Novel em cinco episódios; para ter uma ideia, até agora eles vinham conseguindo manter um volume a cada três episódios, e ainda assim ficava rushado. O passing desses episódios, portanto, foi simplesmente terrível. As coisas aconteciam uma em cima da outra, rápido demais e de forma desorganizada, assim como no arco do Battle Royale.

A maior prova disso foram os personagens novos que apareciam e, repentinamente, saiam de cena; sem nem ao menos sabermos o destino deles. Isso ocorreu, por exemplo, com o grupo de ladras e com a garota que caiu “de paraquedas” com o protagonista. O tempo para digerir os acontecimentos foi muito escasso. Por conseguinte, todas as soluções para os conflitos pareciam repentinas demais e sem o devido desenvolvimento.

Em contrapartida, conseguiram fazer um instigante cliffhanger final, que, infelizmente, não será explorado por enquanto. No próximo episódio, iniciaremos mais um arco focado no GROUP da cidade acadêmica, para posteriormente dar início à tão aguardada — pelo menos nessa história fictícia — terceira guerra mundial.

Nota geral para os três episódios: C – Muffin de Chocolate

©A-1 Pictures/Miyuki Nakayama | “Minha cara para eles rushando tudo…”

Toaru Majutsu no Index III está em simulcast pelo serviço de streaming Crunchyroll.

Posts relacionados