Animes Blog Curiosidades Indústria

Makoto Shinkai: por que seus filmes fazem tanto sucesso?

©CoMix Wave Films/Makoto Shinkai

E ae? aqui é o Zangado.. (espera, lugar errado). Éder aqui de volta para mais um post. Os filmes de animações japonesas crescem a cada dia e vêm fazendo sucesso fora do Japão. Um grande exemplo disso, e senão o precursor dos filmes de animes a fazerem sucesso fora do mercado japonês, é o grande Hayao Miyazaki, diretor responsável por obras como Castelo no CéuMeu Amigo TotoroPrincesa Mononoke, A Viagem de Chihiro, dentre muitos outros.

Porém, nos últimos anos, a indústria cinematográfica dos animes nos apresentou um diretor que tem como destaque principal o visual de suas história, principalmente no filme Kimi No Na Wa (Your Name), de 2016, que bombou demais nas bilheterias mundiais, se tornando o filme de animação japonesa com a maior arrecadação mundial; ultrapassando a casa dos 300 milhões de dólares. E o responsável por esta obra-prima é o grande Makoto Shinkai. Mas a história deste diretor não se resume a Kimi No Na Wa. Outras obras de Makoto fizeram sucesso de crítica. E é sobre isso que iremos discutir neste post; os motivos dos filmes do menino Shinkai serem um sucesso. Então, senta aí que lá vem história.

Enredo 
©CoMix Wave Films/Makoto Shinkai “Que história maravilhosa”

Uma das características que percebemos nos filmes idealizados por Makoto Shinkai, é a profundidade dada as histórias e aos personagens. Suas premissas são simples, mas de um enredo que sabe realmente aonde quer chegar. Usando uma analogia com objetos e com o ambiente, Makoto sabe realmente trabalhar o emocional de quem está assistindo o filme, proporcionando situações completamente palpáveis a nossa vida cotidiana; e consequentemente, causando uma grande empatia com o público, como é o caso, por exemplo, de 5 Centimeters Per Second (ou 5 Centímetros por Segundo)  e  The Garden  of Words (O Jardim das Palavras, no Brasil).

©Makoto Shinkai/CoMix Wave Films

Em ambos os filmes, é perceptível temas que podem acontecer conosco, e em nossa vida (guardadas as devidas proporções, é claro). Eu diria que, esses filmes, dispõe de muitas características de um slice of life, onde vemos a rotina dos personagens, o que fazem no seu dia a dia; com uma relação interpessoal entre os casais, e com um final que nos transmite algo filosófico e situações que nos fazem refletir (assim como os filmes do mestre Hayao Miyazaki) sobre a vida, e de como ela é curta para ficarmos presos a determinados detalhes.

Aspectos Visuais
©CoMix Wave Films/Makoto Shinkai/”Olha os detalhes”

Em todo filme de animação, seu design e a sua ambientação ajudam a construir uma história rica e extremamente interessante. E é exatamente o que Makoto Shinkai faz em seus filmes. Toda sua construção, e os detalhes dados ao mundo em sua volta, dão um aspecto realista a obra e nos passam a real sensação de originalidade naquele ambiente. É interessante notar a variação na paleta de cores em seus filmes. Tudo é muito bem caprichado, bem detalhado, e nos passa uma sensação de conforto, de ser algo tranquilo. Perdemos bons minutos admirando toda a beleza construída por Shinkai.

©CoMix Wave Films/Makoto Shinkai/”Cores diversificadas e bonitas”

Podemos citar vários exemplos do quanto Makoto sabe mexer com nossas sensações visuais. O céu e a paleta de cores em Kimi No Na Wa (Your Name), que é simplesmente fantástico de bonito, nos passando a sensação real de relaxamento e de admiração. Podemos citar os planos ambientais e chuvas que caem torrencialmente em The Garden of Words. Esse detalhe beira a perfeição praticamente, onde podemos ver cada gota de chuva caindo no chão, com seus respectivos respingos. Isso é realmente surreal de imaginarmos. É muito lindo.

A trilha sonora é incrível
©Tenmon/”Responsável pela trilha sonora de vários filmes de Makoto Shinkai.

A trilha sonora de um filme é responsável por transmitir emoções e é um complemento da sua parte visual e de um roteiro minimamente interessante. Shinkai sabe realmente aonde quer chegar com tudo isso. Todo filme dele possui uma grande trilha sonora por trás, casando completamente com a história e o enredo. A famosa sensação de paz, calma e tranquilidade que as músicas em seus filmes passam é de uma sutileza e de uma admiração sem igual, é realmente incrível toda sua construção.

Como se a beleza não fosse o suficiente para conquistar o público, ele vai lá e pimba.. faz uma put* trilha sonora, trabalhando com a emoção do telespectador; trazendo elementos que realmente vão mexer de alguma maneira com as pessoas que assistem suas obras. Se você achou que Makoto Shinkai fosse alguma coisa passageira, achou errado. O cara já está na história como um dos melhores diretores de animações japonesas. E veio para ficar.

E você, meu caro design guru? Gostou de saber destes detalhes? Deixe seus comentários sobre o que achou. E também deixem sugestões para os próximos posts. Grande abraço até a próxima e valeu. Espero que tenham apreciado o nosso menu do dia.

Posts relacionados