Animes Blog Curiosidades Indústria

Melhores animadores da indústria: parte I

©Madhouse/ONE

A animação é, logicamente, um ponto fundamental para qualquer anime ou desenho em geral. À medida que se assiste mais dessas produções, fica mais fácil notar quando alguma cena é feita com mais esmero; isso porque essas cenas, sejam de ação, drama, cotidiano ou comédia passam uma sensação mais plausível de movimento e fluidez. Elas são chamadas de “sakugas” e são feitas pelos chamados “key animators”.

Já que há muitos deles que sabem como fazer um trabalho de qualidade, citarei alguns muito admirados por mim. A fim de fazê-los conhecer cada vez mais deles, uma vez por mês, trarei para vocês cinco dos melhores animadores de animes. Sem mais delongas, vamos a eles.

Arifumi Imai

Comecemos então com um mestre em fazer insanas cenas aéreas de ação. Ficou conhecido devido a seu trabalho impecável em animes famosos como: Shingeki no Kyojin e One Punch Man.

Sabe aquela cena da perseguição do Levi na terceira temporada de SnK? Ele fez ela inteira, e pode ser considerada, sem problemas, a sequência de ação mais bem feita de todo o anime. Conforme essa cena, podemos notar alguns traços de seu estilo; como extremamente bem-elaborados ângulos de câmera, sensação de velocidade e excepcional fluidez, além das manipulações com cenários.

©Wit Studio/Hajime Isayama

Outra cena famosa dele é aquela icônica luta entre Genos e Saitama em One Punch Man, na qual ele demonstra sua habilidade em conciliar agilidade e slow motion de maneira excepcional.

©Madhouse/ONE

Ademais, também trabalhou em animes como Naruto ShippuudenGuilty Crown e vários outros.

Ryouma Ebata

O que dizer de um cara com uma especialidade tão peculiar como ele? É tão única que há até um nome para seu estilo de animação: Ebata Walk. Ela consiste basicamente em movimentos complexos e bem-elaborados com os quadris dos personagens, muitas vezes, com a câmera voltada para as nádegas. Apesar disso, ela não é um tipo de “fanservice”, mas sim um artifício para que a movimentação corpórea fique realista.

A sua cena da Mira andando de costas no encerramento de Dimension W exemplifica bem tudo que foi dito.

©Studio 3 Hz/Iwahara Yuji

Além disso, ele também faz algumas cenas de ação acima da média como em: Princess Principal, nas quais ele também preza por movimentos realistas no corpo.

©Studio 3 Hz
Kouta Sugawa

Esse aqui é um caso engraçado, pois ele fez duas cenas quase idênticas no mesmo anime. No caso, em Re:Zero, as duas principais “cenas de choro” foram suas. Nelas, respectivamente, a Rem e a Emilia estavam aos prantos, momentos representados muito bem pelo Kouta, que caprichou nas expressões faciais e movimentos da cabeça.

©White Fox/Tappei Nagatsuki

Ele também fez algumas cenas de ação em animes como Boku no Hero Academia e Fate/Grand Order.

Hironori Tanaka

O Tanaka é um dos animadores mais conhecidos e experientes da indústria. Ele já trabalhou em tudo quanto é tipo de anime, e uma das suas principais características são a sua diligência na hora de animar os cabelos dos personagens, que se mexem de forma bem natural nos seus sakugas, seja em cenas de ação ou cotidianas.

Esse estilo dele pode ser percebido na cena abaixo de um anime da saga Precure;

@Toei Animation

E também nesse sakuga  de ação em FMAB.

©Bones/Hiromu Arakawa
Yutaka Nakamura

Para fechar com chave de ouro, selecionei um dos; se não o animador de animes mais conhecido da atualidade. Atualmente, trabalha principalmente para o estúdio Bones, sendo seu mais bem conceituado key animator, mas outrora trabalhou para várias outras companhias.

Ele possui uma grande história na indústria (não é pra menos, tendo em vista sua considerável idade: 51 aninhos), inclusive, tendo trabalhado diligentemente em clássicos como Cowboy Bebop.

Suas criações podem ser identificadas com uma certa facilidade, devido às suas práticas particulares de trocar as posições da câmera várias vezes em um mesmo sakuga e a utilização frequente de cubos. As cenas de ação sempre dão a impressão de serem mais fluidas que as da maioria dos outros animadores; outrossim, ultimamente ele vem utilizando frames de impacto no início de suas cenas.

Umas das cenas mais famosas dele é a do final da luta Midoriya vs. Todoroki em Boku no Hero Academia.

©Bones/Horikoshi Kouhei

Obs: caso você esteja interessado em ver mais cenas dos caras que citei, basta acessar o site sagugabooru.

Até a próxima parte com mais alguns dos melhores animadores da indústria!

Posts relacionados