Animes Blog Curiosidades Indústria

Melhores animadores da indústria: parte II

©J.C. Staff/Omori Fujino

E voltamos então com mais uma lista com alguns ótimos animadores! Eles são conhecidos como Key Animators e fazem as cenas fluidas e elaboradas nos animes que assistimos. 

Se você caiu aqui de paraquedas, saiba que a parte um da série de listas sobre os principais nomes que trabalham em animes nessa área pode ser encontrada aqui no site.

Akira Hamaguchi

Ele é um dos animadores mais vistos por aí ultimamente, tendo trabalhado em diversas obras nos últimos anos. É notável a qualidade de seus cortes de animação, seja nas cenas de ação ou nas de character acting. Suas cenas são marcadas por um certo cuidado em manter o cabelo dos personagens se movimentando, não só nos momentos cotidianos, mas até mesmo durante batalhas. Ademais, suas lutas são bem coreografadas e com constante troca de câmeras (não na mesma proporção que o Yutaka Nakamura, no entanto).

Ele foi responsável por uma das cenas mais animadas de DanMachi — Bell x Minotauro. 

©J.C. Staff/Omori Fujino

Além disso, ele esteve bastante presente em Darling in the Franxx, inclusive, podendo ser considerado um dos principais animadores do anime, que, pelo menos visualmente, foi insanamente bem produzido. Um dos sakugas de cenas cotidianas dele pode ser visto no gif abaixo. Reparem, por exemplo, na movimentação do corpo e no cabelo dos personagens, que é realmente realista.

©Cloverworks/A-1 Pictures/Trigger/Atsushi Nishigori

E também participou de animes como Magi, Hunter x Hunter, SaekanoShingeki no Kyojin e vários outros.

Takuma Ebisu

Esse cara é um profissional que trabalha, principalmente, nas obras do grupo de estúdios da Production I.G., sobretudo, no Wit Studio. Em outras palavras, animou cenas em obras super bem produzidas, vide Shingeki no Kyojin, Kabaneri e Owari no Seraph.

Só para exemplificar, a cena abaixo, da terceira temporada de SnK, foi feita por ele e ilustra sua habilidade em fazer com que movimentos tornem um personagem mais imponente.

©Wit Studio/Hajime Isayama

Outrossim, ele sabe fazer boas cenas de ação, como nas lutas do anime Owari no Seraph que ele ministrou. Elas eram inegavelmente ágeis e fluidas.

Nozomu Abe

Esse é daquele tipo de animador cujas cenas são facilmente reconhecidas. Seu estilo consiste, fundamentalmente, de fazer as cenas sempre com elementos de degradação de cenário, como por exemplo estilhaços, explosões e quebra de solo. No entanto, isso não significa que elas consistem apenas disso (ok, algumas vezes sim), as cenas podem ser de lutas normais, mas em algum momento ao menos um estilhaço vai aparecer, salvo algumas exceções.

O Nozumu Abe possui uma excepcional experiência, visto que trabalha nesse ramo há bastante tempo e em várias obras de peso — desde o Fullmetal Alchemist de 2003 até Nanatsu no Taizai 2 de 2018. O gif abaixo mostra uma característica explosão sua que ele fez na abertura deste último citado.

©A-1 Pictures/Nakaba Suzuki
Megumi Kouno

Agora irei falar, para variar, de uma animadora. Fora no estúdio Kyoto Animation, é relativamente difícil encontrar uma mulher que trabalha com key animation; tendo isso em vista, é bastante legal ver o merecido sucesso da Megumi Kouno. Ela faz cenas de character acting com notável destreza e minuciosidade.  Isso pode ser verificado no gif abaixo do anime Darling in the Franxx.

©Cloverworks/A-1 Pictures/Trigger/Atsushi Nishigori

Pode-se observar que todas as partes do corpo da personagem seguem com fidelidade e naturalidade seu movimento. Isso pode ser percebido ao observar mais assiduamente a rota tomada pelos seios da personagem durante a cena.

Ao rotacionar o tronco para a esquerda, eles seguem uma sutil trajetória parabólica em vez de apenas seguir reto para o lado. Conforme ela gira rapidamente para o sentido contrário, devido aos seios serem de um tamanho considerável, ao retornarem acabam balançando levemente no sentido de cima para baixo. Se fosse um ecchi vagabundo, seria só tudo balançando aleatoriamente.

(Pera, é sério que eu acabei de fazer uma descrição detalhada sobre o movimento dos peitos de uma personagem?)

Ela também animou cenas em animes como The Idolm@ster, Sword Art Online One Punch Man.

Yoshiji Kigami

É provável que esse seja o animador mais experiente dessa lista. Não é para menos, porquanto esteve presente em um clássico do estúdio GhibliHotaru no Naka, vulgo Túmulo dos Vagalumes. Esse filme foi lançado no ano de 1988, e ele animou cenas como a presente abaixo, já naquela época demonstrando habilidade em passar sensação realística no movimento.

©Studio Ghibli/Akiyuki Nosaka

Entretanto, não foi no Ghibli que ele fez seu nome, mas sim na nossa querida KyoAni. Ele foi um dos pioneiros do estúdio e trabalha lá até hoje na maioria de suas obras. Sabemos muito bem da qualidade da animação das obras desse estúdio, e o Yoshiji é, indubitavelmente, uma das pessoas a quem devemos agradecer por isso.

©Kyoto Animation/Kakifly

Obs: caso você esteja interessado em ver mais cenas dos caras que citei, basta acessar o site sakugabooru.

Até a próxima parte com mais alguns dos melhores animadores da indústria!

Posts relacionados