Animes Blog Curiosidades Indústria

Melhores animadores da indústria: parte III

©Bones/Kohei Horikoshi

E, voltamos então com mais uma lista trazendo alguns ótimos animadores! Eles são conhecidos como Key Animators e são os responsáveis pelas cenas fluidas e elaboradas nos animes que assistimos. 

Se você caiu aqui de paraquedas, saiba que a parte um e a parte dois da série de listas sobre os principais nomes que trabalham em animes nessa área podem ser encontradas aqui no site.

Keisuke Kobayashi

Começarei, desta vez, por um daqueles caras que possuem um estilo bem característico. Acima de tudo, ele é um especialista em desenvolver movimentações elaboradas com as extremidades do corpo. Isso pode ser percebido, por exemplo, na cena abaixo da abertura de Sword Art Online: Alicization. Certamente, o High Five/cumprimento entre o Kirito e o Eugeo pode ser considerado um sensacional character acting.

©A-1 Pictures/Reki Kawahara

Salvo alguns gatos pingados, a maioria dos animadores não buscam detalhar as mãos e pés dos personagens; em contraste, é exatamente isso que ele faz através do seu cuidado ao desenhar esses membros em específico. Decerto, a cena abaixo, de Eromanga-sensei; ilustra bem outra de suas principais particularidades — as unhas.

©A-1 Pictures/Fushimi Tsukasa

Ele anda bem presente nas produções recentes do estúdio A-1 Pictures, como Saekano e Blend S.

Sakiko Uda

Antes de tudo, pergunto: alguém discorda que Boku no Hero Academia é uma obra bem-animada? Claro que não, e a Sakiko é um dos nomes que tornam isso possível. Não bastasse sua importância no arco do Stain, ela foi imprescindível na maioria das principais cenas de ação da terceira; tendo em vista que boa parte do resto da staff estava focando no filme.

©Bones/Horikoshi Kohei

Ademais, trabalhou ativamente no anime Gundam IBO, provando que sabe animar mechas (a indústria está passando, atualmente, por uma escassez de animadores que sabem trabalhar com isso).

Norimitsu Suzuki

Imagine que você não apenas trabalha há 10 anos em algo, como também procura sempre entregar bons resultados. Entretanto, você, eventualmente e por livre e espontânea vontade, decide nunca ser creditado em nada. Essa é a situação de Norimitsu Suzuki. Ele é, inegavelmente, um aficionado por efeitos especiais, tais como luzes, fumaça e, sobretudo, explosões. A título de exemplo, abaixo está um corte feito por ele em Boku no Hero Academia.

©Bones/Horikoshi Kohei
Takashi Mukouda

Ultimamente, o Production I.G. vem fazendo vários animes de esporte. O Takashi Mukouda, no entanto, é um dos nomes mais eminentes dessa leva. Animador principal em Ballroom e Kaze ga Tsuyoku Fuiteiru, caracteriza-se por ora produzir sequências realistas, ora tentar algo mais estilizado; com paleta de cores espalhafatosa para passar, visualmente, alguma metáfora.

©Production I.G./Takeuchi Tomo

Apesar de vir ganhando bastante notoriedade ultimamente, não é de agora que ele se destaca no âmbito da animação, porquanto esteve presente em animes como Gurren Lagann, Darker than Black e Spacy Dandy.

Ryo Imamura

Antes de mais nada, eu realmente amo o estúdio Shaft. Todas as escolhas de direção visual que eles fazem me agradam imensamente, tendo em vista sua prazerosa dinamicidade e abstração nos cortes. Durante um bom período de tempo, Imamura foi um dos, se não o key animator mais proeminente deles. Suas cenas, fossem elas de ação ou de character acting, eram cheias de personalidade e criatividade, com movimentos ágeis (algumas vezes até bruscos) e um traçado bem característico.

Isso pode ser legitimado pela seguinte cena de Bakemonogatari:

©Shaft/Nisio Isin

No entanto, já faz algum tempo, ele infelizmente deixou o estúdio e virou um profissional freelancer. Foi uma perda enorme para o Shaft. Aliás, o estúdio vem perdendo diversos profissionais competentes ultimamente, acho que até farei um post separado sobre isso qualquer dia.

Obs: caso você esteja interessado em ver mais cenas dos caras que citei, basta acessar o site sakugabooru.

Até a próxima parte com mais alguns dos melhores animadores da indústria!

Posts relacionados