Animes Blog Curiosidades

Hallowfee II: reimaginações inusitadas de monstros em animes

©LIDENFILMS/matoba | “A Beel é uma da lista ~”

Não é de hoje que as obras nipônicas trazem versões bem particulares de figuras histórias e culturais, e criaturas mitológicas; as reimaginando de diferentes formas, não é diferente com os monstros em animes.

Para aproveitar a temática de Halloween, separei alguns que tiveram versões bem diferentes das do ocidente, muitas vezes, até perdendo a característica aterrorizante.

Rory Mercury – Shinigami/deusa da morte (Gate)
©A-1 Pictures/Takumi Yanai

Temido em várias culturas, os deuses da morte têm uma aparência bem mais aterrorizante aqui no ocidente, mas já nos animes, as coisas vão para um lado bem mais simples, e às vezes até fofo.

Um exemplo disso é a personagem Rory, de Gate: Jieitai Kano Chi nite, Kaku Tatakaer, que é a Deusa (ou semi-deusa, para ser mais preciso) da morte de outro mundo, mas não lembra nada um ser do tipo apenas pela aparência.

Celty Sturluson – Dullahan (Durarara)
©Brain’s Base/Ryōgo Narita

Um dos ícones do Halloween mundo a fora, o Dullahan (cavaleiro sem cabeça) teve uma versão bem peculiar no anime Durarara!!!, transformando-o em uma motoqueira estilosa que vive nos tempos modernos.

Seu cavalo assumiu a forma de uma motocicleta negra, e na ausência de sua cabeça, ela passou a usar um capacete com um design de raposa, passando então a correr pelas ruas da cidade de Ikebukuro como uma lenda urbana.

Yuuna – Fantasma (Yuuna and the Haunted Hot Springs)
©Xebec/Tadahiro Miura

Outra das figuras clássicas do terror são os fantasmas, que sempre geram boas histórias de Halloween, e até mesmo alguns filmes bem assustadores os envolvendo.

Nos animes, boa parte das vezes em que aparecem, fantasmas são formas de alivio cômico ou almas bondosas, como é o caso da Yuuna, que mesmo sendo um fantasma, odeia assombrar as pessoas, e não tem controle de seus poderes por completo.

Beelzebub – Demônio (As Miss Beelzebub Likes it
©LIDENFILMS/matoba 

Demônios talvez sejam as criaturas que mais tenham reimaginações por aí, mas uma versão que me deixou surpreso foi a Beelzebub, do anime Beelzebub-jou no Okinimesu mama.

Além de tomar o nome de um dos mais renomados demônios que aparece em diferentes mídias, a Beelzebub em questão dispõe de uma aparência bem diferente do imaginado.

Ela é uma bela garota loira, que passa seus dias tentando ao máximo evitar esforços, além de ser completamente apaixonada por coisas fofas, sem contar que sua personalidade é tão amável que qualquer ligação com o “tinhoso” parece quase absurda.

Rea – Zumbi (Sankarea)
©Studio Deen/Mitsuru Hattori 

Dona de uma beleza invejável, Rea, do anime Sankarea, é uma zumbi que foge bem aos padrões ocidentais.

Depois de morrer em um acidente, Rea passa por alguns experimentos feitos pelo protagonista e acaba voltando a vida. No entanto, mesmo sendo reconhecida como zumbi, ela ainda mantém a consciência e seu corpo funciona quase que perfeitamente.

O mais curioso na situação dela é que, dentro dos contextos da história, sua dieta a base de carne humana pode ser substituída por folhas de orquídea, fazendo dela uma especie de zumbi vegetariano, ou algo do tipo.

Com exceção de Sankarea, todos os animes da lista estão disponíveis no catálogo do serviço de streaming Crunchyroll.
Leia mais listas parecidas com esta.
Confira tudo sobre o nosso Hallowfee II.
O título sublinhado durante o texto contém um link de direcionamento para uma review da obra.

Posts relacionados