Animes Blog Reviews

Review: Given

Given
©Lerche/Natsuki Kizu
Given – Descrição técnica

Diretor: Hikaru Yamaguchi
Estúdio: Lerche
Número de episódios: 11
Autor original: Natsuki Kizu
Adaptado de: mangá
Gênero(s): drama, música, romance, shounen-ai e slice of life

De tempos em tempos, sempre acaba surgindo aquele anime que te faz reconsiderar muita coisa e se surpreender com a experiência. No meu caso, Given acabou encaixando assim.

Foi a primeira vez que decidi me aventurar em algo BL e, fico feliz, não só pela perda desse “receio”, como também por encontrar uma obra incrível, que acabou valendo muito a pena assistir.

Musicalmente afinado

Carregando como um de seus principais gêneros, a música em Given é algo muito satisfatório de acompanhar. Por mais que o anime não seja um festival de apresentações, ele compensa bem isso através de uma organização mais simples das coisas.

Os personagens estão sempre envolvidos com música, sendo ela refletida bastante em seus comportamentos. Você sente que eles gostam daquilo, e que a música ali é algo importante para eles, e não somente o plano de fundo para a construção de um enredo.

A parte técnica também faz um bom trabalho, entregando uma sonoplastia digna dos instrumentos apresentados; o que faz com que até mesmo os ensaios da banda sejam agradáveis de ouvir.

Por fim, o ápice do anime vem justamente de uma apresentação musical, na qual, além de todo um cuidado com a criação da música, há uma relação com o emocional dos personagens, fazendo com que o conjunto da obra fique ainda melhor.

Vivendo em uma banda

Fugindo da imagem que os romances yaoi carregam, Given traz um elenco muito divertido de se assistir – e aquela ideia de service passa bem longe.

A interação entre os membros da banda é muito boa, com cenas e situações que te fazem rir sem grandes problemas, além disso, a maneira como a história vai se desenvolvendo reforça o companheirismo entre eles, mostrando toda essa questão da harmonia criada pela banda.

Este aspecto é interessante, pois acaba ajudando a criar aquele sentimento de empatia pelos personagens e, consequentemente, lhe faz ficar mais comovido com os dramas e problemas apresentados.

Complexidade emocional

Por falar em dramas, Given se destaca muito bem neles. Apenas pela sinopse, na qual você tem a menção de que um dos protagonistas está traumatizado pelo suicido de uma pessoa que era muito importante, já é perceptível que as coisas serão mais sérias do que parecem.

Felizmente, tanto a direção, quanto roteiro conseguem fazer jus a isso, construindo o desenvolvimento dos personagens de uma forma que te emociona fácil. As cenas conseguem trazer a carga emocional necessária, e a as exposições entram com o timing certo para render o drama.

No fim das contas, até mesmo os personagens secundários começam a se destacar dentro de seus problemas e dilemas. Por tabela, você acaba se importando com eles e querendo saber como as coisas vão se ajeitar no final.

Romance

É um ponto muito bem-executado. Começando pelo fato de que esse não é o objetivo da obra em si.

Eu sei que pode soar meio estranho um romance que não tem o objetivo de ser romance (?), mas é assim que a história do anime funciona inicialmente.

O grande foco é construir os personagens e a suas devidas situações, isso, claro, incluindo um plano de fundo adequado para que todo o drama seja relacionado à história.

Em poucos episódios, você percebe que o objetivo da história é reerguer o Mafuyu – protagonista – do seu trauma, e não encontrar um novo amor para ele.

Essa segunda parte é uma consequência natural das coisas que ele vive nesse período, e isso faz uma grande diferença em como a história funciona..

Em linhas gerais

Certamente, vale muito dar olhada! O anime é uma ótima oportunidade para quem gosta de música, além de trazer um drama digno de ser acompanhado. Por mais que não seja um romance “tradicional”, a forma como a obra mostra esse desenvolvimento te faz simpatizar bem com o casal, e torcer para que as coisas deem certo para eles.

Nota: 9 – Frappuccino


©CloverWorks/Hajime Kamoshida | “Esse anime é tão bom quanto o sorriso da Mai!”

Given está disponível no catálogo do serviço de streaming Crunchyroll.
Leia mais reviews acessando ao nosso índice.
Confira 
mais reviews referentes ao verão de 2019.

Posts relacionados