Animes Blog Reviews

Review: Hyouka

©Kyoto Animation/Yonezawa Honobu
Hyouka – Descrição técnica

Diretor: Takemoto Yasuhiro
Autor original: Yonezawa Honobu
Estúdio: Kyoto Animation
Adaptado de: Light Novel
Gênero: Mistério, Slice of Life, Vida escolar


Sobre os personagens

Sabe aquele tipo de protagonista que carrega a obra nas costas? Pois bem, o Oreki conseguiria realizar tal feito tranquilamente. Uma vez que, sua personalidade desanimada e “conservadora de energia” é apresentada, torna-se quase inevitável não o acharmos interessante. Isso ainda fica mais forte em seguida, quando notamos o contraste entre essa característica e suas habilidades dedutivas. Não bastasse ser um personagem instigante por natureza, ele é bem desenvolvido e trabalhado ao decorrer da trama.

©Kyoto Animation/Yonezawa Honobu

No entanto, o autor não optou por seguir esse caminho fácil. Ao invés de fazer uma daquelas “obras de um personagem só”, ele também conseguiu criar companheiros de destaque. Com o passar do tempo, vamos conhecendo mais sobre cada um deles, todos personagens vivos e cativantes, especialmente a doce heroína principal.

O quesito técnico não deixa a desejar

Simplesmente, uma das melhores produções visuais que já vi em toda a minha vida. Como esperado desse estúdio — considerado por muitos o melhor no que se refere a animes para TV — foi-nos entregada uma consistência absurda unida a movimentações fluidas e detalhadas a todo momento. Sasuga* KyoAni.

©Kyoto Animation/Yonezawa Honobu

A direção, aliás, estava acima da média até mesmo do que é encontrado comumente nesse estúdio. Isso porque tivemos várias construções de cena e enquadramentos criativos. Como o mostrado na imagem acima. Aquilo tudo foi para, simplesmente, mostrar que a menina estava curiosa

Falemos um pouco do contexto

Eu, pessoalmente, admiro bastante obras que conseguem transformar ideias aparentemente triviais em algo interessante. Assim sendo, Hyouka me atingiu em cheio ao desenvolver muito bem uma trama sobre mistérios escolares/cotidianos. Nada de acontecimentos mirabolantes ou algo do tipo; apenas acompanhamos um cara que tem de sanar a curiosidade de sua colega — e isso, por incrível que pareça, é muito envolvente.

Além disso, o desenvolvimento dos personagens é bem-executado, sendo que até os personagens aparentemente mais frívolos possuem algum tipo de nuance. As divertidas interações entre os integrantes do clube de literatura são igualmente dignas de destaque. O final, contudo, não é fechado, apesar de ser bem bonito.

Em suma

Como deve ser perceptível pelo resto do texto, Hyouka é uma obra que aprecio bastante. Por meio de sua excepcional produção, ótimos personagens e mistérios envolventes, creio que possa agradar a maioria das pessoas que gostam de obras mais voltadas ao cotidiano.

Nota: 9 – Frappuccino


©Kyoto Animation/Yonezawa Honobu | “Eu não aceito que vocês neguem a Chitanda pedindo que assistam ao anime, viu?”

Obs: Tenho certeza que quem assistir ao anime jamais esquecerá o significado da expressão “kininarimasu”.

Hyouka está disponível no serviço de streaming Crunchyroll.

Posts relacionados