Animes Blog Reviews

Review: Inazuma Eleven

© OLM/Tenya Yabuno

Inazuma Eleven – Descrição técnica 

Diretor: Katsuhito Akiyama
Autor original: Tenya Yabuno
Estúdio: OLM
Adaptado de: Jogo
Gênero: Esporte

Personagens

Os personagens desempenham um papel fundamental no anime. E cada um deles tem sua própria personalidade e apelo.

Merecem destaque: Endou, Goenji, Kidou
Surpreenderam:  Hiroto Kiyama, Kageyama, Fubuki
Poderiam ser mais aproveitados: Toramaru, Tachimukai, Midorikawa, Sakuma

Iniciando pelo capitão da Raimon: Endou Mamoru. Ele começa como um personagem bobo e que dispõe de uma paixão pelo futebol. Conforme o anime avança, ele se desenvolve e vira um capitão muito determinado e mais responsável para a equipe. Eu realmente adoro esse personagem, porque ele é um jogador bem construído e adorável.

© OLM/Tenya Yabuno

Em seguida, há o atacante da Raimon: Goenji Shuuya. Ele se importa profundamente com sua irmã e tem uma forte paixão pelo futebol. Quando um dos membros de sua equipe não está indo bem, Goenji chuta a bola de futebol com força neles. Por meio dessa ação, os colegas percebem seus próprios erros e, posteriormente, corrigem. Isso mostra que ele se preocupa com os companheiros de equipe. Além de compartilhar sua tristeza e felicidade a todo o momento, Goenji também parece dispor de um pensamento rápido, na maioria das vezes.

© OLM/Tenya Yabuno

Por fim, Kidou Yuuto, que é o cérebro e estrategista da Raimon, que, anteriormente, foi o capitão da Teikoku Gakuen. Porém, agora é uma adição insubstituível à Raimon Junior High. Kidou cuida de seus companheiros de equipe e, mais importante, de sua irmã, como qualquer outro típico irmão mais velho.

A Haruna é a garota mais amorzinho desse anime! (nota do editor)

Prosseguindo

Ele fará qualquer coisa para ajudar, embora, durante a terceira temporada, ele tenha uma crise de identidade, pois pensava que não poderia escapar da maldição de Kageyama. Esse quase enganou Kidou, dizendo que tudo o que ele é agora é o que ele aprendeu com o antigo mestre, todavia, Kidou foi capaz de superar isso.

© OLM/Tenya Yabuno

A maioria dos personagens eram ótimos, visto que eles possuíam sub-tramas, que são bem-escritas, na maior parte das vezes, são divertidas de assistir e bem desenvolvidas. Claro que havia alguns personagens chatos, mas pelo menos eles não prejudicaram o anime.

© OLM/Tenya Yabuno

Análise técnica

A animação de Inazuma Eleven é mediana; melhora conforme vai mudando de arco na história. A arte do arco do futebol fronteira é muito boa e fluida, em comparação com muitos outros animes de crianças. Entretanto, não tem qualidade em comparação com a animação nos arcos da segunda e terceira história, além de que as cores usadas pareciam muito desbotadas.

No arco dos aliens, a animação melhora sensivelmente nas áreas que foram bastante difíceis na primeira temporada. As cores ainda parecem um pouco secas (ainda mais do que na primeira temporada) para um anime de 2008-2009, fazendo com que pareça um anime do final dos anos 90.

Ao passo que no arco do FFI, a animação é amplamente melhorada nas últimas duas temporadas, com cores mais vivas e qualidade mais agradável.

© OLM/Tenya Yabuno
Composição de série

A história é centrada em torno de um jovem enérgico e fanático por futebol, Endou Mamoru, que está tentando reunir membros para o time de futebol da escola local: Raimon Junior High. Com sua personalidade carismática e nunca se dando por vencido, Endou, com a ajuda de alguns amigos do futebol, consegue encontrar onze jogadores.

São três arcos diferentes no anime: Futebol Fronteira, Escola Aliea e o FFI.

Futebol Fronteira 

Segue a jornada da Raimon em busca de uma vaga no torneio Futebol Fronteira, que é o maior de clubes de futebol juvenis do Japão. A primeira parte é centrada nas eliminatórias regionais para entrar na competição. Já a segunda parte trata-se do torneio nacional propriamente dito, mostrando a busca da Raimon pelo título de melhor time do Japão.

Escola Aliea

Segue rapidamente após a Final da Futebol Fronteira contra a escola Zeus, pois várias escolas em todo o país, incluindo a Raimon, são destruídas supostamente por “Aliens”, que dizem vir do planeta distante de Aliea como os mensageiros da escola Aliea.

Eles usam uma batalha de futebol como meio de conquistar a Terra. Há cinco equipes na academia Aliea: Gemini Storm, a segunda equipe de classificação que é a primeira a chegar. Além disso, Epsilon (também a Epsilon Remasterizada nos episódios posteriores), o time de primeiro escalão. E o resto são Diamond Dust, Prominence e Genesis, liderada por Hiroto, que são as três principais equipes de rank.

Desalmado era um pé no saco! (Nota do editor)

Futebol Fronteira Internacional

Começa após a vitória da Raimon sobre a Genesis. Nesse arco, jogadores de todo o país estão reunidos para formar o Inazuma Japan, que é a equipe nacional do Japão. O arco segue sua jornada à medida que avançam nas preliminares asiáticas e enfrentam as equipes de todo o mundo.

Recomendação da sua cafeteria

Inazuma Eleven é como uma dose de nostalgia para mim: eu posso continuar assistindo isso inúmeras vezes e não vai me decepcionar. Se você é um fã de futebol, então este anime é indicado para você. Nossa cafeteria recomenda que você assista e tire suas próprias conclusões sobre a obra.

Nota: 8 –  Cappuccino

© OLM/Tenya Yabuno

Posts relacionados