Animes Blog Reviews

Review: Tengen Toppa Gurren Lagann

©Gainax/Kazuki Nakashima
Tengen Toppa Gurren Lagann – Descrição técnica

Nome alternativo: TTGL
Diretor: Hiroyuki Imaishi
Autor original: 
Kazuki Nakashima
Estúdio: 
Gainax
Adaptado de: 
Mangá
Gênero:
 Ação, Aventura, Comédia, Mecha, Sci-Fi

Personagens

Nessa obra maravilhosa, que é TTGL, há personagens extremamente cativantes, como é na maioria dos animes de Mecha. Afinal, nesse tipo de anime, não há apenas as lutas, mas sim uma interação, como vírgula para cenas de combate. É extremamente divertido ver as interações da Brigada Gurren, afinal, eu vi o que era um bando de esquisitões sem sentido, se tornar uma grande família.

©Gainax/Kazuki Nakashima

Dispomos de três protagonistas no anime, porém, eu não sei se digo felizmente ou infelizmente. Afinal, no inicio da obra, temos uma apresentação bem direta deles: Kamina sendo o mais velho, corajoso e burro; Simon, o mais novo, tímido e medroso; e lógico, Yoko, sendo o meio termo entre eles. Entretanto, durante a obra, vemos um relacionamento se criando ali… temos culpa, arrependimento, amor e ciúmes.

©Gainax/Kazuki Nakashima

Pontos negativos? Então, somente direi uma coisa: cuidado com o oitavo episódio! Não se apegue aos personagens, fica a dica.

Merecem destaque: Kamina, Viral, Lord Boota (entendedores entenderão)
Surpreenderam: Simon, Nia Teppelin, Kittan Bachika, Yoko Littner
Poderiam ser mais aproveitados: Rossiu Adai

Análise técnica

A animação de Gurren Lagann é bem cartoon. Com mãos ficando deformadas em socos, enfatizando a comédia. Lembra bastante Kill la Kill, a diferença é que eu odeio a animação desse citado. Por ser um anime de 2007, é um pouco surpreendente essa mistura de anime com o estilo de animação cartunesco terem dado tão certo. Afinal, graças a isso, as cenas de comédia ganham seu charme, e as de batalha se tornam mais frenéticas do que já são.

©Gainax/Kazuki Nakashima

Não tenho do que reclamar sobre a direção, afinal, foi uma ótima adaptação, com sequências de arco bem feitas e uma ótima estrutura. Quanto a trilha sonora: viciante, pois mostra um rock aqui, uma música mais calma ali. Sempre encaixando elas nos momentos certos. As entradas, bem como os encerramentos, são excelentes, tendo um grande destaque a melodia.

Composição de série

Gurren Lagann é uma obra que eu dividiria em duas partes, chamadas de “Era Kamina” e “Era Simon”. Na Era Kamina, há muita comédia, piada, lutas com frases de motivação, e insanidade pura nas batalhas. Essa era dura até o oitavo episódio. Agora, na Era Simon, iniciada pelo nono episódio… existe um enredo mais dark, com culpa, remorso, e desapontamento, afinal, Simon se culpa todos os dias pela morte de Kamina, seu “irmão de alma”.

©Gainax/Kazuki Nakashima

Eu vi os personagens evoluírem, e foi muito bonito! Shippei algumas pessoas, pensei em um futuro para outras. Acertei algumas coisas, mas também errei outras. Não é um enredo previsível, e muito menos clichê. Foi algo inovador para sua época, o que faz de Tengen Toppa Gurren Lagann um anime único.

Recomendação aos nossos clientes
©Gainax/Kazuki Nakashima

Para você, que gosta de mechas, frases inspiradoras, Yoko, uma história fantástica, Yoko, trilha sonora excelente… já falei da Yoko? Brincadeiras a parte, veja Gurren Lagann, afinal, pelo que eu saiba, não existe outro anime como esse. Algo que começou com uma receita de bolo, porém, foi modificada no decorrer do caminho, e para melhor.

Nota 8 – Cappuccino

©A-1 Pictures/Tsukasa Fushimi | “É bom ao ponto da Kirino trocar os eroges dela para assisti-lo!”

Tengen Toppa Gurren Lagann está disponível no catálogo do serviço de streaming Netflix.

Posts relacionados