Animes Blog Curiosidades Indústria

Saint Seiya: seria Omega a sua pior adaptação?

©Masami Kurumada/Toei Animation

Fala galera, tudo beleza? Aqui quem fala é o Éder e seja bem-vindos a mais um post do Café Stile. Saint Seiya (ou Os Cavaleiros do Zodíaco para nós brasileiros) estará guardado para sempre como um anime nostálgico da saudosa TV Manchete

Ao longo dos anos, várias temporadas foram produzidas; mantendo, de modo geral, uma qualidade de história: que teve seu fim em 2008 na saga de Hades. Mas, eis que após anos sem uma adaptação, em 2012, tivemos uma história totalmente original de Saint Seiya que dividiu muito os fãs; seja pela animação ou pela história; e o seu nome é: Os Cavaleiros do Zodíaco Ômega. E mais importante, seria Ômega a pior adaptação de Saint Seiya? Descobriremos a seguir, então sigam-me os bons.

Enredo
©Masami Kurumada/Toei Animation | “O protagonista da série, Kouga de Pégasus”

Acontece no futuro, 25 anos após a conclusão das guerras do século 20 narradas no mangá. Após um conflito com o Deus Marte, Seiya de Sagitário e seus amigos foram impedidos de queimar seus cosmos e,  devido a isso, Athena teve de se refugiar em uma ilha onde treinavam-se novos cavaleiros para derrotar Marte.

Porém, mal sabe ela que, as escondidas, Marte cria uma jovem com forte cosmo de luz para usurpar o lugar de Athena e destruir a terra usando seu cosmo para transformar Marte em um paraíso.

Aqui, somos apresentados as mesmas premissas de todas as adaptações de Saint Seiya para anime: a luta dos defensores de Athena contra um mal maior e, consequentemente, contra um Deus querendo dominar a Terra, o que já se tornou algo massivo e repetitivo.

Além disso, novas mecânicas são implementadas, como o tipo de cosmo que cada cavaleiro possui: um cosmo de luz ou de escuridão. Apesar da ideia ser inovadora, ela é muito mal-executada em sua concepção. É explicada bem superficialmente essa questão, deixando brechas e detalhes de desenvolvimento aquém do esperado.

Prosseguindo

A história de Marte, o Deus da morte, foi bem tensa. Toda a motivação do vilão da primeira temporada foi explorada muito bem; disso nem tem do que reclamar. Na saga Pallas, que compreende a segunda temporada do anime, foi igualmente interessante. Com os Titãs sendo apresentados, maior participação dos cavaleiros do século XX, e boas lutas.

©Masami Kurumada/Toei Animation | “Cloth Stones”

Da mesma forma, uma outra questão colocada no anime, foi a de Cloth Stones (pingentes que armazenam as armaduras dos cavaleiros; no lugar das famosas urnas) que, vamos combinar, ficou muito ruim. Mais para frente, por conta da péssima recepção dessa mecânica, eles (os produtores) voltaram com as armaduras dentro das urnas.

Personagens 
©Masami Kurumada/Toei Animation | “os protagonistas de Saint Seiya Ômega”

Eles alternam entre bons, ruins e péssimos; a começar pelo próprio protagonista, Kouga de Pégasus. Em nenhum momento (com exceção do final do anime), na minha opinião, você consegue ter empatia pelo personagem e, por muita das vezes, achamos ele um pé no saco de tão chato. É muito sem carisma. 

Com relação aos outros personagens principais (Souma, Haruto, Ryuho, Eden e Yuna), não tenho do que reclamar. As histórias deles são bem construídas e suas motivações igualmente exploradas; sendo melhores do que a do Kouga. Infelizmente, quando Seiya e companhia são postos em batalha; principalmente perto do final da segunda temporada do anime, os protagonistas de Ômega são deixados de lado.

Armaduras e Design
©Masami Kurumada/Toei Animation | “Lindo, lindo. Brilhante, brilhante”

Esse é um dos pontos que mais me incomodou na obra. Os traços dos personagens ficaram mais suaves e cartunescos. O que fez muito dos fãs da obra (e eu me incluo nisso), reclamarem desses detalhes do design e dos traços mais infantilizados, pois poderia trilhar um caminho que destoa da essência do que é Cavaleiros do Zodíaco, e se tornar mais “family friendly” .

©Masami Kurumada/Toei Animation | “Legal e bonito”

Outra situação que é de ser questionar são as armaduras, especialmente quando são trajadas por seus respectivos cavaleiros. Vou lhe propor uma comparação. Olha esta imagem acima e note todos os detalhes da armadura de Aries; trajada por Mú. Notou? Agora olhe esta aqui abaixo.

©Masami Kurumada/Toei Animation | “Que coisa ridícula!”

Percebeu a diferença? Se não notou, eu vou explicar. Repara que, em Saint Seiya Ômega, as armaduras moldam o corpo do personagem, até aí você fica com um pé atrás, mas releva. O problema é que elas ficaram parecendo um colante, principalmente na parte da cintura (que coisa horrorosa). Além disso, na minha visão, tudo isso ficou de forma caricata e bem feia, levando-se em conta os traços e o design das amaduras. Certamente, você fã de Saint Seiya, reclamou tanto quanto eu.

Finalmente, a que conclusão chegamos: Saint Seiya Ômega é ruim?
©Masami Kurumada/Toei Animation

Primeiro de tudo, precisamos entender que Cavaleiros do Zodíaco Ômega é um anime, que, como eu disse anteriormente, alterna entre bons e péssimos momentos. Em toda obra, sempre encontraremos situações as quais não curtimos, e que é passível de crítica. Mas, nem por isso, significa que a obra é um lixo e que, sendo assim, não presta e não dispõe de qualidades.

As ideias que foram concebidas para o anime foram legais, porém, a má execução acaba deixando muito a desejar. Os traços, principalmente, o design dos personagens e das armaduras; são pontos que realmente incomodam quando comparamos com a série original de Masami Kurumada da década de 80. 

Assim sendo, concluí-se que Saint Seiya Ômega é um anime que alterna de mediano para bom. Possui momentos e lutas bastante interessantes; com construções de personagens igualmente plausíveis que causa aquela famosa empatia para com o público. Porém, tem suas falhas, com um protagonista nada carismático, alguns furos de roteiro; eu daria uma nota 6,5/10; razoavelmente boa para um anime tão criticado.

E você, caro “cosmonauta” guru? Curtiu o menu de hoje? Você acha Saint Seiya Ômega ruim? Comentem aqui embaixo e deixem suas opiniões sobre qual é a pior adaptação de Cavaleiros do Zodíaco, beleza? Grande abraços, até a próxima e eu fui!!

 

Posts relacionados