Blog Curiosidades Indústria

Temporada de verão 2019: as melhores openings

©Bones/Shinichiro Watanabe

Se tem uma coisa que sempre me deixa ansioso em toda nova temporada são as novas levas de openings e endings. Acho que poucas mídias audiovisuais dão tanto valor a esses fatores quanto os animes, tanto que chamam a atenção de várias pessoas. Afinal, quantas vezes não vemos paródias de filmes e séries americanas famosas em forma de “anime opening?”.

É algo que possui realmente uma identidade própria. Além disso, podemos considerá-las formas de mostrar o que aquele anime tem a oferecer em apenas um minuto e trinta segundos (na maioria das vezes).

Tendo isso em vista, decidi trazer daqui pra frente as que mais me chamaram a atenção em cada temporada, começando por esta. Gostaria de deixar claro que meu critério leva em consideração o conjunto visual e música. Também esclareço que podem entrar na lista abertura de animes “long-running” que foram lançadas nesse período. Sem mais delongas, vamos a elas!

Black Clover opening 8 | “sky&blue” by GIRLFRIEND

Irei começar com a abertura que marcou a estreia do animador Tōru Iwazawa na direção de algo. Para quem não conhece, esse cara é um dos jovens talentos que surgiram nesse campo da animação japonesa. Ele é responsável por ótimas cenas de ação em Fate, Jojo e no próprio Black Clover. E, pelo visto, ele também tem uma ótima sensibilidade para openings, pois suas ideias visuais nessa foram ótimas.

As aberturas de BC, geralmente, buscam sempre trazer algo relacionado ao arco que ela cobre, e nessa não foi diferente. O Iwazawa foi inteligente ao aproveitar o momento para unir isso a uma representação da relação entre Asta e Yuno em toda a série.

Para esse fim, utilizou-se de flashbacks e momentos com kagenashi (frame sem sombras) intercalados a belos teases e batalhas que ocorrerão futuramente. Essas que, aliás, apelarão bastante para a relação entre os protagonistas, que está sempre sendo lembrada e reforçada para nós através da opening.

Já a música não chega a ser impressionante, mas também não faz feio. A melodia é mais calma que a das aberturas anteriores, combinando com o clima nostálgico do visual. Tendo tudo isso em vista, não vi nenhum motivo para não coloca-lá aqui.

Fire Force opening 1 | “Inferno” by Mrs.GREEN APPLE

O diretor Yuki Yase já havia feito anteriormente a abertura de Fate/Extra Last Encore, que ficou marcada por ser inteiramente composta por uma só luta. Seguindo uma linha parecida, ele fez aqui a abertura mais movimentada da temporada.

Até as apresentações dos personagens foram feitas através de cenas de ação, todas muito bem animadas. Não era para menos, já que contou com a presença de vários especialistas em 2DFX, como Nozumu Abe e Kazuhiro Miwa. A música também empolga bastante. Portanto, podemos considerá-la, sem problemas, uma excepcional abertura para um anime focado primariamente em ação.

Vinland Saga opening 1 | “MUKANJYO” by Survive Said the Prophet

Essa aqui me pegou principalmente por causa da música, pois sua letra foi feita com muito carinho pela obra. É notável que ela é inteiramente pensada tendo o protagonista Thorfinn como eu lírico. Temos nela o sentimento de inércia do protagonista; antes inocente e sonhador que se tornou o oposto do que idealizava e agora vê o cenário para onde está indo sem um pingo de emoção (mukanjyo). O finalzinho dela com os gritos, inclusive, é um puro desabafo interpretado muito bem pelo vocalista.

Já a parte visual ficou a cargo do experiente Kazuya Murata, que, inclusive, dirigiu o filme Fullmetal Alchemist: The Sacred Star of Milos. Ele fez um trabalho competente e entregou algo que representou bem o que veríamos na primeira metade do anime.

Cop Craft opening | “Rakuen Toushi” by Masayoshi Ooishi

Essa aqui é uma abertura simplesmente muito “cool”. A música me deixa com vontade de dançar sempre que escuto, e a parte visual elaborada por Shin Itagaki (diretor de Bem-To) esbanja criatividade e energia. Não preciso me estender muito aqui, apenas vejam.

Carole & Tuesday opening 2 | “Polly Jean” by Nai Br.XX  & Celeina Ann

E, para finalizar com chave de ouro, vamos para a segunda abertura desse nosso tão amado anime. Como diz o ditado popular, “em time que está ganhando não se mexe”, e fizeram a acertada decisão de manter na função de concept art a dupla Tadahiro Uesugi e Jun Kumaori, que também o fizeram na opening 1.

Ambos são ilustradores bem incomuns, sendo que o primeiro trabalhou até mesmo no filme americano “Coraline e o Mundo Secreto”. O resultado é um esbanjamento de senso estético único em toda a opening. Mesmo sem o show-off de character acting de qualidade da abertura anterior devido à saída de Bahi JD da direção, tivemos um belo resultado.

©Bones/Shinichiro Watanabe | “Não tem ela oficial no youtube, então coloquei só um print mesmo ^^”

A música é interpretada pelas protagonistas do anime e é bem agradável.

Considerações finais

E é isso, pessoal. Tive de deixar várias outras boas aberturas de fora para ficar apenas cinco, mas acho que valeu à pena. E vocês, gostaram dessas aberturas? Sentiram falta de alguma? Usem e abusem da área de comentários para expressarem suas opiniões.

Veja mais conteúdos sobre a indústria dos animes.
Black Clover está em simulcast pelo serviço de streaming Crunchyroll.
Carole & Tuesday está disponível no catálogo do serviço de streaming Netflix.

Posts relacionados