Análises Semanais Animes Blog

The Promised Neverland | Episódio 11: Plot Twist dos Grandes

©CloverWorks/Kaiu Shirai/Posuka Demizu | “Emma está me escutando? Emma, está me ouvindo?”
The Promised Neverland | Episódio 11 –140146

*Nota: The Promised Neverland está sendo acompanhado semanalmente; ou seja, toda semana haverá uma análise.


Estamos chegando ao final. A análise do penúltimo episódio de The Promised Neverland está no ar com um grande plano de fuga sendo executado, ideias até certo ponto interessantes mas com brechas que podem ressoar estranho para todo o contexto dos ideais da Emma. Então se liga aqui no Café Stile para mais uma análise do anime do gado.

Ray, o sacrifício

Obviamente, este episódio começa com o gancho deixado no final do anterior. Nesse gancho, vemos que Emma não abandonou seu plano de fuga da fazenda após os eventos ocorridos com Norman. Aqui vemos um diálogo que dura, basicamente, metade do episódio. O que pode ser maçante, e que até concordo, pois cai numa monotonia. Entretanto, tal conversa se faz um pouco necessária para a compreensão mais aprofundada do que realmente está acontecendo.

A ideia que Ray têm sobre se auto sacrificar para o bem comum de Emma e as crianças, vejo com um ato digno para conseguir resolver a causa. Contudo, ser herói não significa necessariamente que você é esperto. Mas a situação pelo qual Ray passa é como se fosse o seu ultimo recurso. Quando o desespero beira o limite, situações como esta se tornam plausíveis partindo desse pressuposto. Até onde você está disposto a ir para sair vitorioso?

O Plano Mestre de Emma

Nesta longa conversa, como mencionado anteriormente, Emma não desistiu do seu plano de fugir da fazenda. Todavia nós não sabíamos qual era sua ideia e nem como seria executado. Porém, o que Ray faz para permitir que as crianças escapassem da fazenda, acaba por deixá-la em pânico, não só pelo sacrifício que seria feito mas também por seu plano ir por água abaixo por conta deste acontecimento.

E é interessante notarmos a expectativa que a cena toda nos mostra. Ficamos com a ligeira sensação de que Ray se auto flamejou junto com a casa. Isso pode ser notado quando a Mamãe Isabella vê o incêndio acontecendo, e Emma ajoelhada no chão gritando o nome do Ray.

Contudo, o desespero da Isabella fica claro. Seja pelo medo de uma punição vinda de cima, seja pelo fato de ela gostar muito das crianças, apesar de suas ações serem tão ruins com elas, mas é em prol de sua sobrevivência. Ela tenta apagar o incêndio e não consegue com o extintor. E quando Isabella iria falar com Emma para escapar dali, vemos que ela fugiu. É aí que vem a grande guinada no episódio.

Continuando…

Como todos sabemos, a Mama Isabella possui um rastreador para encontrar as crianças. E ela o usa para encontrar Emma e  descobre que o aparelho de rastreio dela estava no banheiro e dentro de um balde, com a sua orelha decepada. Lembra quando eu disse no inicio desse texto sobre sacrifício. Pois bem esse aqui é um deles.

Neste momento é cortado para a cena de Emma correndo para a floresta para encontrar as crianças, para poderem fugir e é neste momento que há um flashback da cena do suposto sacrifício de Ray. E notamos a mudança de perspectiva aqui e todas as nuances e situações para a construção da história. Vemos que as crianças já sabiam da situação da Conny e duas crianças ajudam Emma a fazer uma espécie de corpo falso, para queimar no lugar de Ray e enganar a Mama. Vemos Emma com um bisturi para cortar a orelha do Ray, assim como ela fez em si mesma para despistar sobre a localização de ambos.

Porém, esse plano foi todo orquestrado por Norman, meses atrás, antes de ser levado para morrer, revelando os planos do próprio Ray e elaborando tudo para escaparem antes de o levarem para o mesmo destino. O que eu não gostei é que isso soa como um recurso de roteiro sem justificativa. Eu entendo que teria que ser tudo no off screen para prender a atenção do público. Contudo, poderia ter dado dicas de situações sobre Norman, para construção de todo esse desenrolar do plano.

Ademais, vemos como as crianças descobriram todo o plano da Isabella, quando Norman e Emma foram conversar com a falecida Irmã Krone, a alguns meses trás. Quatro delas estavam atrás da porta escutando todo plano, junto a Guilda e Don.

E toda vez que Emma se encontrava cabisbaixa e deprimida com as crianças perto dela, isso era um plano para tirar a atenção dela e assim, deixando a mama pensar que ela desistiu de escapar. Fora que ela contava seus planos para as crianças, quando elas estavam junto a Emma.

Todo recrutamento das crianças foi feito aos poucos, para todos estarem a par de toda situação que ocorre na fazenda. Ao final vemos Isabella desolada olhando a casa toda queimada. Com um sorriso sádico ela fala que tanto Ray quanto Emma estão vivos e que ela ainda poderá sacrificá-los para os demônios. Além disso, nos últimos segundos, vemos o pequeno Phill agarrando o vestido da mama e com olhar triste. O que será que vai acontecer? Qual é o plano do Phill?

Em Linhas Gerais

Esse episódio foi o melhor até agora da série, com visuais muito bons, trilha sonora funcionando muito bem e um plot twist que soa “forçado”, mas que foi interessante de se ver. Ao mesmo tempo, há algumas situações que são deixadas de lado, como por exemplo os bebês que estavam no quarto da mama.

Numa cena, Isabella pede para Guilda cuidar dos bebês que estão em seu quarto. Todavia, na cena que Emma está na floresta, Guilda está lá junto das outras crianças. A pergunta que eu faço é: onde estão esses bebês? Pois tecnicamente, deveriam estar junto dos mais velhos, para melhor cuidar deles, coisa que pelo que vejo não foi feito.

Ademais, vemos o Phill no final do episódio junto a Mama. e aí pode ser que ele esteja distraindo ela, para  as outras crianças poderem levar os bebês que estão escondidos perto dali na floresta, para poderem escapar. Isso é apenas o que eu acho que poderia acontecer. Espero que eles não esqueçam dos bebês. Mas de maneira geral, o episódio foi muito bom e vamos ver o que virá no último episódio de The Promised Neverland.

Nota: A – Brownie de chocolate com doce de leite

©Pine Jam/Sekina Aoi | “A Aguri representa o que foi esse episódio para min. Mas não esqueçam das crianças”

 

The Promissed Neverland está em simulcast pelo serviço de streaming Crunchyroll e também pelo HiDive.

Posts relacionados