Análises Semanais Animes Blog

Toaru Majutsu no Index III | Episódios 17 a 19: A Guerra tem início!

©J.C. Staff/Kamachi Kazuma | “Touma parecendo gente”
Toaru Majutsu no Index III | Episódio 17 – DRAGON <> Episódio 18 –  Aliança das Nações Independentes <> Episódio 19 – Misaka Worst

*Nota: Toaru Majustsu no Index III está sendo acompanhado quinzenalmente, ou seja, a cada dois episódios, uma análise.


Pois é, pessoal, voltamos com mais uma impressão “quinzenal” de Index III. Primeiramente, peço perdão por mais uma vez ter de atrasar a postagem; porém, todos nós temos que, às vezes, resolver algumas pendências pessoais, certo? Bom, deixemos as enrolações de lado e vamos aos episódios.

Desfecho do DRAGON

Como eu já havia frisado anteriormente nas análises dos episódios precedentes, esse arco tinha muita ligação com o Battle Royale de 12 episódios atrás. Acontece que tanto aquele como este foram adaptados muito precariamente no que se refere ao pacing da narrativa. Dessa forma, ficamos confusos e não conseguimos processar direito tudo que está ocorrendo. Acabou que subtramas como a do Etzali e os Astecas ficaram prejudicadas, enquanto a principal perdeu bastante o impacto. Aliás, por que aquela Mugino vive atrás de matar o Hamazura? Até hoje não sei.

O que também não ajuda é repentinamente introduzir, enfrentar e ouvir conselhos de um novo tipo de ser — tudo isso em menos de 10 minutos! Para anime onlys (quem nunca leu a novel) pode-se dizer que esse arco serviu basicamente pra dar algum motivo pro Accel e pro Hamazura irem para a Rússia. Com esse último, no entanto, não vi nada que justificasse a ida dele para tão longínquo país, mas ok.

Finalmente a WW3 – Opening

Após uma espera nada modesta de quase 9 anos, finalmente temos, adaptado para anime, o arco mais elogiado pelos fãs da série. E, em respeito a isso, recebemos uma santa opening nova; ela, em meio a tanta coisa medíocre nessa terceira temporada, obteve claramente um esforço especial para realmente agradar.

Inclusive, chamaram ninguém mais, ninguém menos que Kyouda Tomoki, diretor da franquia Eureka Seven no estúdio Bones, para fazer o storyboard dessa abertura. O resultado final, portanto, ficou deslumbrante, sendo visualmente muito bem executado. Entristece-me apenas que não foi cantada pela nossa querida Mami Kawada, lenda que performou os temas de abertura das temporadas anteriores. Pequenos resmungos à parte, a Maon Kurosaki executou bem seu trabalho na parte vocal.

Finalmente a WW3 – Plot

Antes de mais nada, adianto que a única parte que realmente não gostei nesses dois primeiros episódios do arco foi o prólogo. Achei que a “declaração de guerra” seria algo mais gradual que um político aleatório na televisão alegando que a cidade acadêmica representava uma ameaça. Contudo, admito que está, decerto, bem mais interessante que o restante da season. Primeiro de tudo já temos a Lessar, nova companheira do Touma, que protagonizou pequenos e prazerosos momentos de alívio cômico. Eu estava sentindo falta de uma personagem tão simpática assim para amenizar esses acontecimentos, adorei ela.

Em contraste, não acho tão legal quando foram no Hamazura e na Takitsubo; eles são um casal com pouca personalidade. Já Fiamma é o membro da Kami no Useki que mais agiu como vilão decente, considero-o um bom antagonista. Até o “excalibur da Saber” ele sabe usar. Isso tudo foi certamente instigante, mas convenhamos que o destaque desses episódios é o conflito do Accelerator com a Misaka Worst.  Sua cena Mind Breakdown foi deveras marcante, e o desenvolvimento que veio a seguir mais ainda. Isso além de retomar assuntos que ficaram pendentes da primeira temporada

Enfim, a história finalmente ficou movimentada de forma boa, não por causa do rush. Espero que continue assim até o final; e que a personagem que dá nome ao anime volte a aparecer em algo que não seja a opening e a ending. Uma pena que a J.C. Staff não conseguirá entregar algo acima da média visualmente para esse arco tão atrativo.

Nota: B – Red Valvet


©A-1 Pictures/Nakayama Miyuki | “Finalmente um arco decente nessa bodega!”

Toaru Majutsu no Index III está em simulcast pelo serviço de streaming Crunchyroll.

Posts relacionados